12 fevereiro 2011

Emagreça com o auxílio da Hipnose

FOTO: Hipnoterapeuta e cliente em transe
Foto: iStock, Getty Images

 

Introdução

A hipnose está sendo utilizada no processo de emagrecimento. Com a técnica o hipnólogo tenta encontrar os motivos que levam uma pessoa a engordar. A diferença de uma terapia convencional, por exemplo, é que o profissional trabalha com a consciência do paciente em outro estado, como se estivesse funcionando em outra sintonia.

Os motivos que levam uma pessoa a comer mais do que precisa podem ser vários como, por exemplo, solidão, carência, frustração no trabalho, algum trauma, depressão ou medo. Essa vontade incontrolável de comer, também pode vir da infância, quando a mãe dizia que se você comesse tudo ganharia aquele brinquedo que tanto queria.

“A pessoa cresce tendo a comida como recompensa e conforto nos momentos difíceis. Com a hipnose é possível enxergar que existem outras possibilidades de prazer. Fazer o cliente ver tudo isso pode acontecer de várias maneiras. Se ele gosta de animais, durante a hipnose o profissional pode contar a história de um cachorro com excesso de peso, que conseguiu emagrecer. A informação obtida nesse momento fica armazenada e inconscientemente o paciente começa a aplicar no dia-a-dia”, explica Odair José Comin, psicólogo e hipnoterapeuta. “Gerar experiências positivas, por meio de uma história pode servir de referência para mudanças”, completa a terapeuta corporal, Elenice Berno.

Para Elenice, ao ser hipnotizado, o cliente pode rever seus conceitos e tomar novas decisões, com isso é mais fácil adotar outros comportamentos, assim a transformação torna-se prazerosa e simples. “As palavras possuem um impacto muito mais forte durante a hipnose”, completa Comin.

 

A sessão de hipnose

“A hipnose nada mais é do que um estado alternativo de consciência. Isso é tão natural que é comum entrar em transe várias vezes em um mesmo dia. Tudo por causa da capacidade natural que o ser humano tem de focalizar a atenção num determinado ponto. É possível visualizar isso em uma conversa, em que você está atento ao que o outro diz, ou quando alguém conta algo que o faz lembrar uma experiência passada”, explica a terapeuta corporal.

Para o psiquiatra Leonard F. Verea, especializado em Medicina Psicossomática e Hipnose Clínica, durante a hipnose o paciente fica em um estado alterado de consciência, como se a mente estivesse funcionando em outra sintonia. A relação entre o cliente e o profissional é de extrema confiança e não poderia ser diferente, pois durante as sessões a pessoa expõe coisas que nem imagina. Qualquer um pode ser hipnotizado, desde que queira.

O primeiro passo em uma consulta de hipnose é parecido com o de uma sessão terapêutica convencional. Inicialmente o profissional faz uma série de perguntas para conhecer bem a pessoa. No momento da conversa o hipnólogo realiza um mapeamento da vida do cliente. É nesse momento, muitas vezes, que se descobre desde quando está acima do peso e o que ocasionou tudo.

 

Relaxamento e hipnose

Durante a sessão de hipnose, antes do transe, o profissional trabalha com relaxamento. Nesse instante o hipnoterapeuta leva o paciente para outro ambiente, por meio da imaginação. Se a pessoa gosta de campo, o hipnoterapeuta faz com que ela realmente se sinta nesse local, por isso, é tão importante conhecê-la bem, saber quais são as preferências. Por meio das palavras o profissional tem a possibilidade de fazer o cliente viajar sem sair do lugar. Tudo isso contribui para relaxar corpo e mente.

Para que todas essas etapas sejam possíveis, é ideal que a sessão aconteça em um local sossegado. Pode ter uma música tranquila de fundo ou o barulho de uma fonte. Depois do relaxamento, a pessoa acaba indo para o transe. Nesse nível, a atenção é focada em um ponto específico, nele é possível perceber coisas que você não vê normalmente.

As sessões são de aproximadamente uma hora, acontecem uma vez por semana, e o preço médio é de R$150,00, mas varia de acordo com o profissional e muitas vezes com a localidade. Já o tempo total do tratamento é individual.

Elenice ressalta que o inconsciente não processa algo que possa prejudicá-lo. Existe uma falsa ideia criada por apresentações com transes profundos (não utilizados em terapia), de que tudo que é sugerido pelo hipnólogo é executado por quem está sendo hipnotizado.

Fenômenos naturais e específicos compõe a hipnose, conheça alguns deles:

 

  • Hipermnésia:
    Faz a pessoa lembrar com nitidez do passado. Nessa fase o cliente consegue visualizar uma determinada cena que já aconteceu, mas sabe que está sentado na cadeira de um consultório;
  • Pseudo orientação para o futuro:
    É o momento em que o cliente pensa no futuro, sabendo que está no presente. O interessante é que dessa forma, ele consegue enxergar melhor que é possível mudar e como pode ficar no futuro;
  • Regressão de idade:
    Aqui você volta ao passado, e acredita que o momento visualizado é o presente;
  • Progressão de idade:
    Nesse instante é possível se ver no futuro e acreditar que realmente está naquela fase, já com alguns quilos a menos, com o corpo que realmente gostaria de ter.

 

• • •

 

Texto originalmente publicado no site Xenicare, <www.xenicare.com.br>.

 


Atualizado em 2015/12/05